ULS da Guarda promove Encontros de Ortopedia de projecção nacional

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda vai promover no próximo dia 2 de Abril a primeira iniciativa dos Encontros de Ortopedia da Guarda. A jornada será dedicada ao tema da Patologia do Pé e Tornozelo. Os Encontros de Ortopedia, que irão abordar as mais diversas patologias daquela especialidade, contam o patrocínio da Salgado Orthopaedics, do Porto, representada na apresentação da iniciativa à imprensa pelo ortopedista João Salgado. O especialista evidenciou que esta parceria com a ULS da Guarda é «a continuidade da boa relação que temos com o hospital da Guarda há muitos anos».
João Salgado conta ter sido desafiado pelo director do serviço de Ortopedia, Luis Camarinha, para a realização de um evento científico e daí surgiu a ideia de um evento «mais audicioso» que pudesse «atrair os médicos internos». João Salgado destaca que a iniciativa irá trazer à Guarda «colegas de referência nacional». Luis Camarinha, director do serviço de Ortopedia, destacou que os Encontros são uma «mais valia científica para pôr a Guarda no mapa da medicina cultural» e vão contribuir para «dinamizar a cultura médica para bem dos doentes».
A realização deste evento assume também uma particular importância para tornar o serviço de Ortopedia «mais atractivo» para os médicos internos e contribuir para estes «tenham a melhor preparação», como evidenciou Gil Barreiros, director clínico da ULS da Guarda. O responsável reconhece que «não é fácil atrair colegas» para esta zona e daí o interesse da ULS em tentar que os médicos internos se mantenham na instituição após a formação.
Eduardo Ferreira, um dos quatro médicos internos do serviço de Ortopedia, evidenciou a mais valia do evento considerando ser realizado por «um serviço que quer crescer» e que quer seguir a medicina adequada ao século XXI. O especialista ainda em fomação disse ser um evento «muito sério» e que a sua «magnitude não pode ser desprezada», tendo em conta que é de repercussão nacional.
Recorde-se que o serviço de Ortopedia da Guarda tem-se destacado em diversas avaliações realizadas por entidades distintas. Recentemente, a Entidade Reguladora da Saúde revelou os resultados da segunda avaliação de 2015 no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS) que deram conta que a Ortopedia da Guarda foi classificada com nota de qualidade nível intermédio no tratamento de artroplastias totais da anca e do joelho e tratamento cirúrgico da fratura proximal do fémur. Em avaliações anteriores a mesma valência já tinha registado classificações superiores, de nível III. Um outro estudo, realizado pela Escola Nacional de Saúe Pública, considerou que a ULS da Guarda é a quinta melhor unidade de saúde do país para tratar doenças musculoesqueléticas. Este ranking avaliou o desempenho dos hospitais ao nível dos cuidados prestados no internamento em 2014. Esta não foi a primeira vez que a ULS da Guarda foi considerada das melhores neste grupo de doenças.
A sessão, que vai decorrer durante a manhã no auditório Dr. Lopo de Carvalho, conta com a participação de vários especialistas na patologia do pé como Ricardo São Simão, António Moura, Nuno Brito, José Muras, Pedro Neves, Paulo Amado e António Andrade.