Valentín Cabero Diéguez vence Prémio Eduardo Lourenço 2022
Valentín Cabero Diéguez, professor da Universidade de Salamanca, venceu o Prémio Eduardo Lourenço 2022. O anúncio foi feito esta manhã na sede do Centro de Estudos Ibéricos da Guarda, local onde se reuniu o júri.
«Valentín Cabero Diéguez é um professor que dedicou toda a sua vida à academia, mas é também um homem do terreno e do território que muito calcorreou os caminhos da raia espanhola e da raia portuguesa. Não se limita a estar numa sala de aula, muito pelo contrário, é um homem que sai do conforto e quer aplicar a teoria na prática», afirmou Sérgio Costa, presidente da Câmara da Guarda, aos jornalistas no decorrer do anúncio do vencedor.
Receberam o Prémio Eduardo Lourenço a professora catedrática Maria Helena da Rocha Pereira, o jornalista Agustín Remesal, a pianista Maria João Pires, o poeta Ángel Campos Pámpano, o professor catedrático de direito penal Jorge Figueiredo Dias, os escritores César António Molina, Mia Couto, Agustina Bessa Luís, Luís Sepúlveda e Basilio Lousada Castro, o teólogo José María Martín Patino, os professores e investigadores Jerónimo Pizarro, Antonio Sáez Delgado, Carlos Reis e Ángel Marcos de Dios, o jornalista e escritor Fernando Paulouro das Neves e a Fundação José Saramago.