Vento forte derruba árvores e causa danos em telhados de aldeia de Gouveia

Pouco passava das 18 horas de Segunda-feira quando um vento forte provocou diversos danos na aldeia de S. Paio, no concelho de Gouveia. Nove casas e três ou quatro postes de electricidade ficaram danificados, dez árvores foram arrancadas e foi derrubado um muro do campo de futebol. O presidente da Câmara Municipal, Luís Tadeu, informou que os técnicos do município e da protecção civil fizeram o levantamento dos prejuízos, cujo montante não está ainda apurado.
episódio de vento forte registado na Segunda-feira na aldeia de São Paio, no concelho de Gouveia, distrito da Guarda, provocou danos em nove habitações, disse o presidente da autarquia. Segundo Luís Tadeu, presidente da Câmara Municipal de Gouveia, as rajadas fortes também derrubaram um muro lateral do campo de futebol, partiram e arrancaram dez árvores de grande porte e danificaram «três ou quatro» postes de electricidade.
O autarca esteve Terça-feira de manhã na localidade de São Paio, nas proximidades da cidade de Gouveia, onde técnicos do município e da protecção civil fizeram o levantamento dos prejuízos, cujo montante não está ainda apurado. Luís Tadeu explicou à Lusa que alguns proprietários das habitações atingidas já accionaram os respectivos seguros para cobertura dos danos e outros estão de modo próprio a tratar» das reparações. Adiantou que há registo de uma habitação, que teve danos elevados no telhado, que pertence a uma família com fracos recursos financeiros, mas a Câmara Municipal de Gouveia «irá assumir a reparação». O presidente do município de Gouveia admite que os trabalhos ao nível das habitações fiquem concluídos nos próximos dias.
O episódio ocorreu na Segunda-feira pouco depois das 18 horas, apenas numa zona da aldeia de São Paio, e causou danos materiais numa extensão de cerca de um quilómetro, segundo a presidente da Junta de Freguesia. «Foram dez segundos de pavor. Alguns [habitantes] dizem que parecia um avião a despenhar-se e outros que parecia um camião a rebolar na estrada», contou à Lusa Glória Lourenço. «Passou pelo campo de futebol e derrubou totalmente o muro de protecção, destelhou casas, arrancou chaminés, derrubou algumas árvores, cedros e pinheiros enormes, que caíram sobre os fios da electricidade e provocaram o corte de energia eléctrica», disse Glória Lourenço. Tratou-se de um fenómeno nunca visto na aldeia de São Paio, relatando a presidente da junta que o vento «cortou as árvores como se fosse uma moto-serra».
Após o alerta, estiveram em São Paio elementos da PSP, da GNR, da Protecção Civil e dos Bombeiros Voluntários de Gouveia, entre outras entidades, que desimpediram as vias, retiraram as árvores e restabeleceram a energia elétrica na área atingida, tendo a situação ficado normalizada cerca das 21 horas de Segunda-feira.