VI Feira Transfronteiriça ECORAIA em Salamanca

A VI Feira Transfronteiriça ECORAIA vai decorrer nos próximos dias 10 e 11, no recinto de Feiras em Salamanca, à semelhança dos anos anteriores. Do programa do evento destaca-se a realização de vários “show cooking”, magusto à portuguesa, “workshops” monográficos e sessões de vídeo, degustações variadas, entre outras actividades.
A iniciativa desenvolve-se no âmbito do Projeto BIN-SAL EMPREENDE que foi candidatado ao Programa Operacional INTERREG V-A Espanha -Portugal e está inserido nas actividades da Comunidade de Trabalho BIN-SAL AMCB [Associação de Municípios da Cova da Beira] – Diputación de Salamanca. A organização salienta que a ECORAIA se tornou num acontecimento que «já fidelizou quer os produtores, quer os seus visitantes».
O evento vai contar com a participação de uma centena de produtores portugueses e espanhóis que terão a oportunidade de exporem os seus produtos regionais, permitindo ao público conhecer, provar e adquirir o que de melhor se produz nesta região. «Ninguém tem dúvidas de que o desenvolvimento sustentável da nossa região passa por potenciarmos e dinamizarmos os nossos excelentes produtos regionais», refere a organização, em nota à imprensa, frisando que «a Feira ECORAIA traduz isso mesmo, ou seja, temos aqui mais uma grande oportunidade para os nossos produtores mostrarem os seus produtos, algumas inovações e ao mesmo tempo estabelecerem contatos e trocarem experiências com novos produtores e com o mercado espanhol».
No entender da organização, esta feira «contribui em larga medida para o processo de dinamização, modernização, internacionalização e diversificação do sector agro-alimentar e turístico da Região da Beira Interior e da província de Salamanca».
Este ano, para além da exposição de produtos regionais, a ECORAIA vai oferecer também outro tipo de actividades como “show cooking”, magusto à portuguesa, vários “workshops” monográficos e sessões de vídeo, degustações variadas, música portuguesa e espanhola e actividades de animação infantil.
A AMCB terá também um “stand” representativo de promoção turística de todos os municípios portugueses envolvidos: Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Gouveia, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel Sabugal, Seia e Trancoso. produtos secos: farinhas e derivados; marmeladas e conservas, e alguns produtos caseiros e ecológicos que não estão incluídos nos sectores anteriores.
Durante a conferência de imprensa de apresentação da feira, foi anunciado que em Junho de 2017 decorrerá no Sabugal o Festival ECORAIA, que terá como temática a tauromaquia, «sendo o formato em espaço aberto onde estarão presentes os produtores e onde existirá muita animação de forma a captar turismo para esta região e promover todos os associados da comunidade de trabalho BIN Sal».