Viagem aos anos 60 no Centro Histórico do Sabugal

O concerto de Sérgio Godinho é um dos destaques deste ano de “Sabugal, Surpreenda os Sentidos”, evento organizado pelo Município local que se realiza anualmente no Centro Histórico da cidade, em particular o Largo do Castelo e Largo de Alcanizes, e que reporta em cada ano a uma época específica distinta, evocando-a no desenvolvimento de toda a temática e actividades e acções que constituem o mesmo. Esta edição, a acontecer entre amanhã e Domingo, intitulada “Viagem aos anos 60”, reporta a esta década do século XX «centrando-se na dualidade temática da realidade rural do país profundo e do mundo em mudança».
«Numa terra de fronteira, a riqueza das memórias contidas nesta época impele-nos a voltar aos anos 60 pois aí se encontram sedimentadas as raízes da população actual. Os grandes abismos sociais caracterizavam o Portugal dos anos 60 em que a riqueza se concentrava nas mãos de algumas famílias abastadas e os restantes viviam remediados ou em situação de pobreza extrema». No entanto, os anos 60 foram também época de grande efervescência cultural e de transformações sociais ímpares. A nível local relembramos que no Sabugal, apesar de todas as condicionantes, registavam-se momentos de alegre convívio e que perduram até hoje na memória colectiva», escreve o Município em nota de imprensa.
A organização tem por finalidade, «uma vez mais, a recriação histórica da sociedade de meados do século XX, desde o comércio às artes e profissões, aos divertimentos, sabores e hábitos alimentares, proporcionando a residentes, expositores e visitantes, durante 3 dias, um regresso ao passado aludindo às tendências globais de comportamentos, onde se farão referências ao plano nacional e internacional, decorridos na década de 60». Durante três dias, «são muitas e variadas as actividades que animarão a antiga Vila do Sabugal, tais como Mercado do Castelo e Tasquinhas de comeres e beberes».
Para além das restantes actividades», estão agendados para as 21h30 e 23h00 de Sexta-feira no Castelo, respectivamente, os concertos de Trivenção e Liverpool.
No Sábado, «destaque» para o concerto de Sérgio Godinho, pelas 22h30.
No Domingo, pelas 18h00, haverá ópera cómica no Castelo com a peça “Pimpinone”, seguida de peça de teatro “Memórias de Uma Memória”, pelo grupo Anel de Pedra – Escola de Artes.
A encerrar é apresentado «um inédito espectáculo multimédia que conjuga o teatro físico e estátuas vivas com música de época – “À Luz do Contrabando – Em Terras do Sabugal”, pela companhia de teatro de rua ARTELIER». Música ao Jantar completa o programa.
Em contínuo haverá teatro de rua e música ao vivo – itinerâncias populares e de fusão, a acontecer Sexta-feira das 18h30 à 1h00, Sábado das 16h30 à 1h00 e Domingo das 16h30 às 23h00.