Vigília contra a violência racista e xenófoba na Guarda


A Associação de Estudantes dos Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) da Guarda e um grupo de cidadãos vão promover este Domingo, pelas 17h00, no Parque Urbano Polis (zona verde para lá do coberto) a vigília – Black Lives Matter, contra a violência por racismo e xenofobia.
O movimento Greve Climática Estudantil Guarda e as associações de estudantes das escolas de Sé e da Afonso de Albuquerque, da cidade, assim como a Plataforma Já Marchavas, com sede em Viseu, associaram-se à iniciativa que surge na sequência da morte de George Floyd, que faleceu no passado dia 25 de Maio depois de um polícia lhe ter pressionado o pescoço com um joelho, durante cerca de oito minutos, numa operação de detenção.
Devido à crise pandémica, serão assinalados locais com um distanciamento de 4 metros, para que grupos máximos de sete pessoas se possam posicionar, devendo os participantes levarem obrigatoriamente uma máscara e, se possível, gel desinfectante.
A iniciativa decorre um dia após as marchas contra a violência por racismo e xenofobia agendadas para este Sábado em Viseu, Lisboa, Porto, Coimbra e Braga.