VMER da Guarda sem falhas na escala nos últimos três anos
A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) da Guarda não tem tido falhas nas escalas nos últimos três anos. A equipa de profissionais, composta por enfermeiros e médicos, tem sido suficiente para evitar “buracos” como chegou a acontecer no passado. A garantia foi dada pelos representantes da VMER presentes na conferência de imprensa de apresentação do Congresso da VMER da Guarda que vai decorrer na próxima semana. Actualmente estão afectos à VMER da Guarda 15 enfermeiros, estando mais dois em formação, e em breve vão iniciar funções, e 33 médicos. A VMER da Guarda actua no território abrangido pela Unidade Local de Saúde da Guarda e ainda no concelho de Aguiar da Beira.
No passado a VMER da Guarda teve alguns problemas de inoperacionalidade devido à falta de recursos humanos. Em 2013, a viatura da Guarda esteve entre as dez que estiveram mais tempo paradas. Nesse ano, a VMER da Guarda conseguiu estar 92,5 por cento do tempo disponível. Mesmo assim, representava uma maioria em relação a anos anteriores. Em 2010 havia 17 médicos afectos àquela valência.
A taxa de operacionalidade das VMER tem vindo a melhorar nos últimos anos. Em 2016, as viaturas estiveram operacionais 98,8 por cento do tempo. A paragem por falta de tripulação representou 0,78 por cento da inoperacionalidade. Em 2013 a taxa de operacionalidade foi de 93,10 por cento.
A VMER é um veículo de intervenção pré-hospitalar destinado ao transporte rápido de uma equipa médica ao local onde se encontra o doente. Dispõe de equipamento de Suporte Avançado de Vida, mas não transporta doentes. As VMER actuam na dependência directa dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU). O seu principal objectivo consiste na estabilização pré-hospitalar e no acom-panhamento médico durante o transporte de vítimas de acidente ou doença súbita em situações de emergência. Estão localizadas nos hospitais e funcionam ao abrigo de protocolos entre o INEM e as unidades de saúde que têm este tipo de meio. Ao hospital cabe assegurar os recursos humanos necessários, aos quais o INEM dá formação específica, assim como assegurar a operacionalidade da viatura 24 horas por dia. A tripulação é constituída por um médico e enfermeiro.