Volta a Portugal em Bicicleta começa Quarta-feira e dia 5 de Agosto chega à Guarda

A edição deste ano da Volta a Portugal em Bicicleta começa na próxima Quarta-feira, com o prólogo em Viseu. A primeira etapa, no dia seguinte, ligará Miranda do Corvo a Leiria. Uma das novidades deste ano é o regresso do Alto da Torre ao mapa da principal prova do calendário velocipédico nacional. No dia 4 de Agosto a caravana sai de Pampilhosa da Serra em direcção ao Alto da Torre, numa distância de 145 quilómetros e com vários prémios de montanha. Os ciclistas vão subir à Torre, uma contagem de montanha de categoria especial, ascendendo pela Covilhã e pelas Penhas da Saúde.
Após a subida à Torre, e a anteceder o dia de descanso, mais uma etapa dura, com a chegada à Guarda, com a meta a coincidir com uma contagem de terceira categoria. A tirada começa em Oliveira do Hospital, com os ciclistas a terem de percorrer 158 quilómetros.
A organização destaca também o Dia de Descanso que, entre outras actividades, terá, no dia 6 de Agosto, na Guarda, a Etapa da Volta Via Verde RTP. A partida oficial será às 10 horas, no Jardim José de Lemos. Os participantes terão uma etapa com uma distância aproximada de 70 quilómetros, que os levará a alguns locais do concelho. Após um início rolante, os atletas irão descer pelo Vale da Ribeira da Teixeira, para visitarem a praia Fluvial de Valhelhas. A partir daí seguem-se as contagens de montanha até à meta na cidade mais alta de Portugal. Todos os participantes terão o seu tempo de prova cronometrado através de chip, sendo no final publicados os tempos de todos os atletas (com excepção dos participantes em bicicleta eléctrica).
A prova é aberta a todos os ciclistas, ciclodesportistas e cicloturistas federados ou não federados, de ambos os sexos e que completem pelo menos os 15 anos até ao final do ano de 2019.
O director da prova, Joaquim Gomes, alertou para o perigo das etapas de média dificuldade. «Esta é uma Volta a Portugal que recupera a Torre, que mantém a Senhora da Graça e as etapas de média dificuldade podem “virar a classificação da Volta”. «Atenção às etapas que são catalogadas como de média dificuldade, mas que, com algum relevo complicado, podem deitar tudo a perder de um momento para o outro para alguns dos principais protagonistas», afirmou.
A Avenida dos Aliados, no Porto, vai acolher o pódio final, após um contra-relógio de 19,5 quilómetros, com partida em Vila Nova de Gaia.

Comentar

. logged in para comentar.

Artigos relacionados

SiteLock

Voltar para o topo

O website do Terras da Beira utiliza cookies para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar está a consentir a utilização de cookies Mais informação

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.