“Zéthoven – plante um músico” leva música a crianças da Covilhã, Fundão e Sabugal

Cerca de 120 crianças dos concelhos da Covilhã, Fundão e Sabugal vão integrar um projecto de formação musical que obteve financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian, anunciou a Associação Cultural da Beira Interior (ACBI), entidade promotora do projecto.
Denominado “Zéthoven – plante um músico”, este foi o único projecto do interior do país a ser seleccionado pelo programa Partis II da Fundação Gulbenkian, ao qual concorreram 161 iniciativas a nível nacional, tendo 16 obtido financiamento que é assegurado ao longo de três anos.
Um apoio que, no caso do “Zéthoven – plante um músico”, permitirá alargar o trabalho que já estava a ser desenvolvido desde 2013, graças a parcerias com empresas, instituições e autarquias locais.
Passar-se-á de 24 para cerca de 120 alunos, o que “representa um salto enorme”, afirmou Luís Cipriano, maestro e presidente da ACBI, lembrando que a participação é totalmente gratuita para as crianças.
Este responsável explicou que a iniciativa se destina a alunos do segundo ciclo de escolaridade e tem como principal objectivo “dar a oportunidade a que todos estudem música”, em especial aos mais carenciados e aos que estão mais afastados das sedes de concelho.
Segundo especificou, a selecção das crianças será feita com base nas respectivas capacidades musicais, dando prioridade aos alunos abrangidos pelos escalões de apoio escolar (A e B) e aos que são mais carenciados culturalmente, ou seja, aos que vivem em localidades onde habitualmente não há oferta cultural.